Terra Simão - Construtora de valor

Próximo Anterior
  • Como dividir as contas entre o casal

    Depois de casar, marido e mulher passam a dividir todos os momentos da vida: as promoções no trabalho, os passeios românticos nos fins de semana, a chegada de um filho, entre muitos outros. Mas muitas pessoas se esquecem que não são só os momentos prazerosos que precisam ser divididos. E ao chegar as primeiras contas da casa, o pânico toma conta e podem começar as brigas. A divisão das contas não precisa ser um problema, mas sim um momento de amadurecimento da vida a dois. Confira nossas dicas para facilitar a vida financeira do casal.

    Faça um orçamento

    Para dividir as despesas sem estresse, comece fazendo juntos um orçamento. Assim, os dois ficarão cientes do valor gasto em cada item da casa. Somem os salários e analisem o quanto podem gastar, uma boa ideia é colocar todos os dados em uma planilha, assim, vocês terão mais controle.

    Além das contas, é importante decidirem o quanto querem poupar, seja para realizar um sonho do casal ou no caso de uma emergência aparecer. Não se esqueça que também é preciso pensar no valor que será usado para atividades individuais e para o lazer do casal, como uma viagem ou um jantar.

    Divida as contas

    Após fazer o orçamento e chegar no valor necessário para pagar todas as contas, chega a hora de fazer a divisão. Juntos vocês precisam definir se irão dividir as despesas por igual ou será de acordo com a renda de cada um.

    Uma boa opção é dividir as contas entre mensais, como água, luz, aluguel e semanais, como compras de alimentos, faxina e até mesmo a comida do cachorro. Assim, vocês podem decidir quem fica com qual setor. E para os dois terem controle, abra uma conta conjunta destinada apenas para o dinheiro das despesas e da poupança.

    Saiba ceder

    É indispensável que o casal esteja ciente de que, antes do casamento, cada um teve uma educação financeira diferente. Então, é necessário entrar em um acordo, pois provavelmente, algumas despesas individuais precisam ser deixadas de lado.

    Com conversa e calma, a vida financeira do casal pode ser organizada rapidamente, sem estresse nem brigas.

     

    Um abraço e até o próximo post!

    Terra Simão

     

    Como dividir as contas entre o casal
    tags: Construtora Terra Simão, Splendor Garden, investir, investimento, casal, casar, finanças, vida financeira, dividir contas, pagamentos, casa
ÚltimasNovidades