Terra Simão - Construtora de valor

Próximo Anterior
  • Nem toda parede pode ser quebrada durante a reforma

    Antes de reformar o apartamento e sair quebrando tudo o que der na telha, incluindo paredes e mais paredes, é preciso consultar as especificações do edifício ou perguntar ao engenheiro e arquiteto o que exatamente é permitido fazer.

    A gente sabe que quebrar uma parede ou outra já dá um novo visual pro apartamento, amplia o ambiente ou deixa os cômodos mais atrativos com aberturas que ligam uns aos outros.

    Mas antes disso tudo é fundamental saber se...

    A parede que você pensa em mexer não é estrutural (aquela que tem a função de sustentar o prédio) ou se passam tubulações e encanamentos por ela.   

    Já se a parede que você tanto quer derrubar for de vedação (comum, como dizem), sem problemas. Pode meter o pé e colocar abaixo pra dar o estilo novo que você quer para o ambiente. Geralmente, as paredes de vedação são feitas com vigas e pilares e com preenchimento de blocos de concreto ou painéis pré-modulados, e não têm a função de dar sustentação para o restante da construção. Existem apenas para separar ambientes e vedar o barulho.

    Portanto, se a parede que você está pensando em derrubar for de vedação, pode ir em frente e fazer aquela abertura sonhada pra interligar os cômodos. Mas lembre-se de que as vigas e pilares deverão permanecer intactos.

    E onde tiver blocos de concreto estrutural, esqueça! Não dá pra derrubar. Se quebrar, você pode trazer sérios problemas como derrubar o prédio todo, por exemplo. Sempre consulte um engenheiro e arquiteto para avaliarem qualquer mudança que quera fazer. 

    A parede não é estrutural, mas...

    Passam dutos de energia, água, gás, cabos de telefone, internet. Posso quebrar, derrubar, abrir um vão? Bom, não. A não ser que o engenheiro e arquiteto responsáveis pela obra encontrem uma saída para não comprometer nada do que passa nessa parede.

    Por esse motivo é tão delicado fazer reformas na cozinha, banheiro e área de serviço. Praticamente todas as paredes destes cômodos precisam dessas tubulações.
     

    Complicado, né? Nem tanto, pois se você quiser abrir ou quebrar paredes, basta ter o acompanhamento de um engenheiro e de um arquiteto durante todo o processo da obra. Isso evitará problemas futuros para você e para seus vizinhos.

     

    Boa reforma e até o próximo post!

    Terra Simão

    Nem toda parede pode ser quebrada durante a reforma
    tags: Construtora Terra Simão, Splendor Garden, obra, apartamentos, reforma, obra no apartamento, que parede pode quebrar, parede estrutural, parede de veda
ÚltimasNovidades