Terra Simão - Construtora de valor

Próximo Anterior
  • Confira algumas dicas de como valorizar seu imóvel em até 30%.

    Na hora de apresentar um imóvel para venda, é essencial que ele se mostre em ótimas condições. Decorado, ele pode valer 30% mais do que outro que não esteja no mesmo padrão. Um imóvel preparado vale pelo menos 20% mais do que um imóvel sem os itens básicos.

    Um imóvel decorado tem tudo, cama, televisão e sofá. Esse tipo de imóvel normalmente é alugado por executivos e a decoração, apesar de limitar o público algumas vezes, eleva o valor da locação, pois o morador não precisa investir em móveis, enxoval, etc.

    O proprietário costuma gastar algo como 20% do valor da propriedade para decorá-la e 6% para prepará-la. Apesar de o gasto comer parte do ganho que pode ser obtido depois com a valorização, o investimento, ao menos na preparação do imóvel, é essencial para quem pretende alugar a propriedade.

    Veja a seguir as principais dicas para elevar o valor do seu imóvel.

    1) Use materiais duráveis e de fácil manutenção.  

    O segredo para um bom acabamento é trabalhar com itens de qualidade, durabilidade e de fácil manutenção. As cores devem ser sempre neutras, visando agradar a diferentes tipos de proprietários.

    2) Prefira pisos de madeira, porcelanato ou que imitem o aspecto da madeira.

    O tipo de piso mais recomendado é o de madeira, mas como ele pode ser um pouco mais caro, existem algumas alternativas. A primeira é o piso laminado, mais popularmente conhecido como "carpete de madeira". Os pisos vinílicos que imitam madeira seriam alternativos. Eles são conhecidos por ter um bom custo-benefício.

    3) Use cores neutras na pintura.

    Trabalhe com cores neutras. Por mais que o proprietário goste de uma parede vermelha ou de tijolos, para dar uma aparência de loft, não se sabe para quem o apartamento será locado, então o melhor é ir ao básico.

    4) Use iluminações diferentes para cada ambiente.

    O cuidado com as luzes é essencial, pois a iluminação certa pode valorizar muito o ambiente. Para a iluminação dos quartos, o mais recomendável são as luminárias do tipo plafon. Já para ambientes como cozinha e lavanderia são indicadas luminárias fluorescentes, que garantem uma iluminação mais direta e clara. 

    5) Invista na qualidade dos armários.

    O investimento em marcenaria pode ser bem alto e costuma representar 40% do gasto total com o acabamento. Por isso, é importante que o material e o serviço sejam da melhor qualidade. Os armários precisam ser bastante funcionais e mais uma vez vale a regra do "quanto mais neutro melhor".

    6) Use Box de vidro. 

    Os Box mais indicados são os de vidro temperado, com portas de correr. Os vidros temperados possuem uma resistência cerca de quatro vezes maior do que a dos vidros comuns. Ao se romper, seus estilhaços têm arestas menos pontiagudas, o que reduzi os riscos de acidentes graves.

    7) Dê preferência a puxadores neutros.

    Apesar da enorme variedade, os puxadores devem ser cromados ou brancos. Quanto mais “clean”, melhor.

    8) Utilize espelhos para ampliar o ambiente.

    Os espelhos dão a sensação de amplitude, por isso também podem ajudar muito na valorização do imóvel. No banheiro, a dica é usar um espelho que ocupe o espaço todo entre a pia e o teto. E na sala ou no quarto, uma das paredes pode ser espelhada por inteiro, não só para causar a sensação de que o cômodo é mais amplo, mas também mais sofisticado.

    9) Aposte em móveis retos.

    Aposte em móveis retos e fuja do estilo "rococó", que são os móveis antigos, com curvas, ornamentos e motivos florais. Os móveis não devem ser muito pesados, nem carregados em cores e estilos.

    Os sofás devem ser retos e ter assentos grandes para garantir maior conforto. A mesa também deve ser básica. Sobre a cama, as do tipo Box são as mais indicadas.

    10) Prefira eletrodomésticos em inox.

    Os eletrodomésticos podem ser brancos, que são as cores mais clássicas, mas os mais recomendados são os de inox, que têm feito muito sucesso por deixarem o ambiente com um ar mais sofisticado. 

    Confira algumas dicas de como valorizar seu imóvel em até 30%.
    tags: decorar, valor, imóvel, venda
ÚltimasNovidades