Terra Simão - Construtora de valor

Próximo Anterior
  • Algumas dicas que você precisa saber antes de financiar um imóvel

    Hoje em dia não é mais necessário guardar dinheiro e só depois de ter um bom montante finalmente comprar a casa própria ou apê. Atualmente, os bancos estão mais flexíveis, com diferentes opções de financiamentos que se enquadram de acordo com a sua renda e com o empreendimento que deseja adquirir. Mesmo com a atual crise econômica do país, é possível se organizar, colocar as contas em dia e aproveitar as oportunidades que o mercado imobiliário oferece.
    O importante neste caso, é estar com o nome limpo, ou seja, sem restritivos que impeçam um financiamento. Lembrando que as construtoras não funcionam como financiadoras de seus empreendimentos, essa parte é feita diretamente com os bancos ou em algumas exceções como é nosso caso. Atualmente a Terra Simão avalia individualmente cada caso para financiar.
    Ainda assim, antes de fechar negócio, vale a pena pesquisar nas instituições financeiras as melhores taxas de juros, qual oferece o melhor plano de financiamento e qual possuí o menor valor nas parcelas pra não afetar o seu orçamento mensal.
    Lembrando que o mais importante não é só o valor da parcela, e sim o CET (Custo Efetivo Total) que é o que realmente deve ser comparado entre os bancos.

    E mesmo que você tenha o dinheiro guardado para comprar à vista, mas necessite deixar uma reserva, vale negociar uma boa entrada e financiar o restante e aplicar o que sobrar do dinheiro. Assim, você consegue adquirir o imóvel que deseja e ainda pensar na reserva financeira para o futuro.
    Mas de qualquer forma, planeje com calma o seu financiamento. Planejando e tomando decisões com os pés no chão, você pode até economizar ou no final das contas (e do financiamento) acabar desembolsando menos do que era necessário. Tudo é uma questão de compreender os seus gastos atuais e futuros, pesquisar as melhores taxas entre os bancos e negociar o melhor financiamento.

    Bom, na prática, siga as dicas da lista abaixo e programe-se para realizar o seu sonho!

    - Obter crédito antes de escolher o imóvel
    É uma opção pouco usada, mas possível. Principalmente para os indecisos de plantão. Funciona assim: para facilitar o processo de compra, você solicita ao banco um crédito no valor esperado para um imóvel. Se o banco aprovar o pedido, fornecerá a você uma carta de crédito para garantir que você terá o dinheiro necessário para fechar negócio. Porém, é preciso certificar-se de que a documentação do imóvel esteja em ordem e o atual proprietário sem restrições financeiras. A validade desse crédito varia de banco para banco, mas, geralmente, é de três meses.

    - Avalie antes de escolher
    Cada banco trabalha de uma forma diferente e com taxas e prazos diferentes também. Como já mencionamos no começo do post, é essencial que você avalie todas as condições oferecidas, faça os cálculos de acordo com a sua renda mensal, elabore um planejamento financeiro de pelo menos 5 anos (ou pelo tempo que for financiar o imóvel). E fique de olhos abertos para que os bancos não te ofereçam opções vantajosas apenas para eles. Por isso é essencial a comparação do CET entre os bancos, e não somente a taxa efetiva. Veja mais neste link

    - Sistema de prestações
    O valor fixo de prestações pode até ser vantajoso em muitos casos, mas lidar com prestações decrescentes pode ser ainda mais vantajoso no final do financiamento. Pagando em dia esse tipo de sistema, os descontos concedidos nas prestações serão maiores do que no método convencional.

    - Tente não contar com o FGTS
    Além de ser burocrático além da conta, optar por usar o FGTS para financiar o imóvel não lhe garantirá as melhores opções. Alguns bancos já estão com outros restritivos para esse tipo de financiamento.

    - Lembre-se das outras dívidas
    Caso você tenha um carro, outro imóvel ou até mesmo empréstimos bancários em seu nome, isso impactará em uma nova liberação de crédito e financiamento. Podendo inclusive ser negado.

    - Impostos e taxas
    Tenha em mente o que você desembolsará com taxas, impostos e despesas contratuais que vão além da entrada e provavelmente do valor liberado pelo banco, se possível, solicite ao banco que inclua essas despesas no crédito também.

    Lembrando também que é importante que o cliente esclareça antes as condições e enquadramentos para evitar distratos.

    Bom, são apenas algumas dicas que você precisa saber para começar a planejar a compra do seu imóvel. Agora é com você! Pesquise bastante antes de escolher e sempre que precisar, peça orientação a um profissional imobiliário.

     


    Terra Simão

    Algumas dicas que você precisa saber antes de financiar um imóvel
    tags: Terra Simão, Construtora Terra Simão, Splendor Garden, primeira casa, primeiro apartamento, como financiar, financiamentos, financiar um imóvel, fina
ÚltimasNovidades